Orientação Psicológica Online Ѱ


Olá! Seja bem vindo(a)! 

Os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância são regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), através da  RESOLUÇÃO CFP N° 011/ 2012 e estão de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo. 

As Orientações Psicológicas on line, são realizadas através de email ou via alguma ferramenta de comunicação como (MSN ou Skype) tendo como objetivo possibilitar que o usuário/paciente, reflita sobre sua situação e esclareça dificuldades em sua vida. Dificuldades na resolução de problemas; dificuldades em tomadas de decisão; problemas de relacionamentos, são algumas questões que a Orientação Psicológica On line pode atender. 

Este tipo de atendimento é breve e focal: se destina a esclarecer e informar sobre pontos ou temas que não estejam bem compreendidos ou elaborados pelo paciente. 

Os preceitos éticos do sigilo e privacidade dos conteúdos  são os mesmo do atendimento em consultório. O uso de programas de segurança  (antívirus) reduz riscos, mas  é preciso deixar claro que a internet é um meio de comunicação vulnerável. 

A quem se destina? 

Adultos, adolescentes(com prévia autorização dos pais e/ou responsáveis), supervisão do trabalho de psicólogos e processos prévios de Seleção de Pessoal 

A orientação on line substitui a psicoterapia?

Em hipótese alguma. A psicoterapia é um tratamento presencial, que só pode ser realizado em consultório e que se baseia no vínculo terapêutico entre psicoterapeuta e paciente e em diversas técnicas, que, em nenhuma hipótese, podem ser utilizadas num atendimento on line.
O atendimento tem como principal objetivo prestar ajuda em problemas específicos, de forma focada e breve (máximo 20 sessões). No decorrer do processo, caso o psicólogo perceba a necessidade de psicoterapia,será realizado o encaminhamento necessário.

Quais as vantagens da orientação on line?

A orientação psicológica on line dispensa o deslocamento até o consultório, é focal, evita interrupções em caso de viagens, facilita o acesso a pessoas que moram em lugares de difícil acesso e a pessoas que tem dificuldade de se deslocar. É oferecido para pessoas que moram em qualquer região do Brasil ou do exterior, e para pessoas com pouca disponibilidade de horário devido a trabalho, estudo ou outras responsabilidades. 

Como funciona?

A orientação psicológica online poderá ser feita por:

Email: 

Caso você prefira solicitar o atendimento por e-mails, você deve encaminhar um e-mail para: mclaudiags@hotmail.com contendo: nome, idade e descrever da melhor forma possível o motivo pelo qual está procurando atendimento psicológico no momento. 
Este e-mail terá validade mediante o pagamento da sessão. Lembrando que a sessão por e-mail é caracterizada por 2 e-mails interativos. Este seria o seu primeiro e-mail. Deste, segue uma resposta minha e mais uma troca de ambas as partes. 

O número de sessões poderá variar de acordo com o interesse e necessidade do cliente, podendo ser no mínimo 01 (uma) e no máximo 20 (vinte) sessões, não ultrapassando o período de 03 meses de atendimento. O número de sessões é limitado, pois o objetivo deste tipo de atendimento é oferecer orientações breves e específicas para queixas consideradas leves.

No contato inicial serão detalhados todos os procedimentos e orientações em relação ao dia e horário das sessões, prazos de atendimento, dados bancários para pagamento, etc.

Chat (MSN/Skype):

Poderá ser utilizado mensagem de texto, ou microfone ou webcam; e tem como principal objetivo o atendimento a uma queixa específica de forma breve e focal, com duração de 50 minutos cada sessão. Se optar por esta forma de orientação, encaminhe um email para orientações.

Segurança:

O atendimento on-line obedece ao Código de Ética do Psicólogo, garantindo o sigilo das informações trocadas durante os atendimentos. Sua identidade e informações serão confidenciais, entretanto, a internet não é um meio de comunicação totalmente seguro, portanto faz-se necessário alguns cuidados em relação à segurança.
Ao final do atendimento, certifique-se que a troca de informações não tenha sido gravada automaticamente pelo computador;
Para garantir que o máximo aproveitamento das orientações, o atendimento deverá ser realizado em um local tranqüilo, sem distrações externas;
Evite ao máximo a utilização de computadores que são utilizados por terceiros desconhecidos, por exemplo, lan house, trabalho, faculdade, cyber café, etc; Desativar a opção de salvar conversas do chat. Para aumentar sua segurança, por favor manter um firewall em seu computador, e não permitir que outras pessoas tenham acesso a sua  senha. Manter antivirus atualizado em seu computador.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

O paciente deve procurar um ambiente tranqüilo para realizar as sessões, evitando interferências externas, oferecendo assim, atenção exclusiva ao psicólogo, sem se distrair com outras atividades no momento do atendimento. Esta atitude é válida tanto para o atendimento pelo chat (MSN ou Skype) quanto e-mail.

Se o paciente faltar no dia agendado do atendimento online, será cobrado da mesma forma. Caso precise desmarcar, deverá entrar em contato num prazo de 48 horas de antecedência para possível remarcação.

Quanto a eventuais atrasos, o paciente deverá acessar, mesmo que nos últimos minutos. O atraso de horário por parte do paciente não implicará no prolongamento do atendimento.

O serviço obedece a ética profissional do psicólogo, estando preservada a privacidade do cliente, já que todas a informações são confidenciais. Entretanto, deve-se ter cuidado com a vulnerabilidade advinda da tecnologia. É importante evitar utilizar computadores de terceiros. Tirar a opção de salvar conversas do chat. Para aumentar sua segurança, por favor manter um firewall em seu computador, e não permitir que outras pessoas tenham acesso a sua  senha. Manter antivirus atualizado em seu computador.

Investimento/Forma de pagamento:

O valor das sessões será informado por email de acordo com a demanda/trabalho a ser realizado! Solicite um orçamento!

O pagamento será realizado através de depósito ou transferência bancária no Banco do Brasil ou CEF (Dados são informados por e-mail).

Em caso de dúvidas, entre em contato!